Anualmente o AIA – American Institute of Architects através de seu Comitê Para o Meio Ambiente elege os TOP 10 projetos de Green Building do mundo. São eleitas e premiadas as construções mais sustentáveis do mundo e para essa premiação são levados em conta critérios rigorosos relacionados a valores ecológicos, econômicos e sociais, além de considerar o design como um todo e a eficiência das construções.

Estas construções sustentáveis estão muito à frente das construções “convencionais” e apresentam ganhos na economia no uso de água, energia elétrica além de serem projetadas para serem locais agradáveis para se trabalhar. Abaixo você encontra a lista completa dos premiados de 2017:

Green Building – Bristol Community College

Picture1

O Bristol Community College estabeleceu objetivos ambiciosos de fazer seu novo edifício científico não apenas elegante e convidativo, mas também um modelo de sustentabilidade. O edifício de mais de 15.000 metros quadrados define o padrão como o primeiro edifício de uma instituição de pesquisa e educação a ser considerado de energia zero (edifícios que conseguem autonomia energética) no Nordeste dos Estados Unidos. Fornecer oportunidades práticas de aprendizagem e cuidados às populações mal atendidas, o seu projeto acomoda laboratórios de instrução e espaço de suporte para biologia de campo, biotecnologia, microbiologia e química; Laboratórios de simulação de enfermagem; Ciência clínica de laboratório clínico e laboratório de assistência médica; Laboratórios de higiene dental; e uma clínica de ensino. Com uma abordagem holística para o projeto e construção do Sbrega Health and Science Building, a equipe do projeto descobriu maneiras inovadoras de eliminar o uso de combustíveis fósseis, aumentar a eficiência e reduzir drasticamente a demanda.

Fonte: https://www.aia.org/showcases/71576-bristol-community-college-john-j-sbrega-heal

Green Building – Brock Environmental Center

Picture1

O Brock Environmental Center é um centro para o escritório Hampton Roads da Fundação Chesapeake Bay, apoiando suas iniciativas de educação, proteção e restauração.

O Centro é projetado para expressar a missão de colaboração da Fundação Chesapeake Bay para proteger um dos recursos naturais mais valiosos e ameaçados dos EUA – a Baía de Chesapeake. A Fundação Chesapeake Bay buscou manifestar a verdadeira sustentabilidade, criando um marco que transcende as noções de “causar menos danos” para uma realidade em que a arquitetura pode criar um impacto positivo e regenerativo tanto no meio ambiente como na sociedade. O Centro supera o LEED obtendo certas emissões de zero-CO-CO2, zero desperdício e Living Building Challenge do International Living Future Institute.

Mais informações sobre este Green Building:  https://www.aia.org/showcases/76311-brock-environmental-center

Green Building – Chatham University Eden Hall Campus

Picture1

Casa da Falk School of Sustainability, o campus do Eden Hall gera mais energia do que usa, é um recurso hídrico, produz alimentos, recicla nutrientes e suporta habitat e solos saudáveis.

Edifícios vinculados, paisagens e infra-estrutura apoiam um ambiente de pesquisa ativo e experiencial. Novas formas de construção, espaços de coleta ao ar livre e obras de arte integradas complementam e interpretam sistemas de áreas naturais, ao mesmo tempo em que tornam transparentes e explícitas estratégias sustentáveis de ponta.

Mais informações sobre este Green Building:  https://www.aia.org/showcases/76481-chatham-university-eden-hall-campus

Green Building – Discovery Elementary School

Picture1

A Discovery Elementary School é a maior escola de “energia zero” nos EUA. O desafio era integrar um prédio de quase 30.000 metros quadrados em um bairro residencial, mantendo toda a matriz fotovoltaica no telhado. Ao estabelecer a construção em uma colina virada para o sul, o projeto atingiu metas locais para escala, metas comunitárias para preservação de espaços planos, espaços abertos para recreação e metas globais para orientação ideal para geração solar. A descoberta oferece um exemplo positivo de uma solução para a crise global das mudanças climáticas – e ao longo do caminho encoraja os estudantes com a expectativa de serem participantes criativos nessas soluções.

Mais informações sobre este Green Building:  https://www.aia.org/showcases/71481-discovery-elementary-school-

Green Building – Manhattan Districts 1/2/5 Garage & Spring Street Salt Shed

Picture1

A Garagem e Salt Shed celebram o papel da infra-estrutura cívica integrando o design arquitetônico com sustentabilidade e uma sensibilidade ao contexto urbano. O prédio é envolto em uma fachada perfurada personalizada de duas camadas que reduz o ganho solar enquanto permite a luz do dia e as vistas em áreas públicas. O telhado verde de mais de 6.000 metros quadrados protege a membrana do telhado, reduz o efeito do calor, melhora a retenção de águas pluviais e o desempenho térmico, promove a biodiversidade de espécies nativas e suaviza a visão dos edifícios circundantes. Este abastecimento de água não potável colhido da água de chuva do telhado e o condensado de vapor residual do vapor municipal usado para aquecer e resfriar o edifício são usados como fonte para instalações de lavagem de banheiros e para lavagem de caminhões. A Garagem é um projeto-chave para o Programa de Design Ativo da Prefeitura de Nova York, promovendo a saúde e a forma física dos ocupantes através do projeto de construção sustentável.

Mais informações sobre este Green Building:  https://www.aia.org/showcases/76671-manhattan-districts-125-garage–spring-stree

Green Building – Milken Institute School of Public Health

Picture1

A nova Escola de Saúde Pública do Instituto Milken na Universidade George Washington incorpora os valores fundamentais da saúde pública – movimento, luz e ar, vegetação, conexão ao local, interação social, engajamento da comunidade – em um edifício LEED Platinum – em um ambiente urbano em forma de Campus no coração da capital do país. As características mais radicais do edifício são evidentes na seção onde os escritórios de pesquisa, salas de aula e áreas de estudo estão agrupados em torno de uma série de espaços vazios de vários pisos que abrem o núcleo denso do prédio para o dia e as vistas. Uma escada irresistível e iluminada por céu acende todos os oito níveis, incentivando a atividade física. As salas de aulas do prédio do edifício estão inseridas na parede perimétrica para que o espaço informal de estudo e interação social possa ignorar o circulatório movimentado.

Mais informações sobre este Green Building: https://www.aia.org/showcases/71306-milken-institute-school-of-public-health

Green Building – Ng Teng Fong General Hospital & Jurong Community Hospital

Picture1

O Green Mark Platinum NTFGH faz parte do primeiro campus médico de Cingapura para combinar cuidados contínuos de atendimento ambulatorial a cuidados pós-agudos. Com base em princípios passivos, o design baseado em desempenho suporta eficiência de recursos, saúde e bem-estar. Setenta por cento das instalações são naturalmente ventiladas, representando 82% das camas internadas. Ao contrário de seus colegas de Cingapura, o NTFGH fornece a cada paciente uma janela operável adjacente, oferecendo luz do dia e vistas. Um oásis em uma cidade densa, a NTFGH incorpora parques, telhados verdes e plantações verticais em toda a área construída. O prédio usa 38 por cento menos energia do que um típico hospital de Cingapura e 69 por cento menos do que um típico hospital americano.

Mais informações sobre este Green Building: https://www.aia.org/showcases/76821-ng-teng-fong-general-hospital–jurong-commun

Green Building – NOAA Daniel K. Inouye Regional Center

Picture1

Localizado em um local histórico nacional na Ilha Ford de Oahu no Havaí, o Centro Regional Inouye da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional apresenta a reutilização adaptativa de dois hangares de aeronaves da Segunda Guerra Mundial ligados por um novo edifício de aço e vidro. Os hangares inspiraram soluções de design lindamente simples para como o centro usa ar, água e luz. O complexo LEED Gold acomoda 800 pessoas em uma instalação de pesquisa e escritório que integra a missão de “ciência, serviço e administração” da NOAA com as tradições culturais e ecologia do Havaí. O ambiente interior, baseado nos princípios do projeto do campus, cria um local de encontro central.

Mais informações sobre este Green Building: https://www.aia.org/showcases/76911-noaa-daniel-k-inouye-regional-center

Green Building – R.W. Kern Center

Picture1

O R.W. Kern Center do Hampshire College é uma instalação multiusos de mais de 5.000 metros quadrados, projetada para atender o Living Building Challenge. Como porta de entrada para o campus, a Kern inclui salas de aula, escritórios, um café e espaço de galeria. O edifício é auto-sustentável, gerando sua própria energia, capturando sua própria água e processando seus próprios resíduos. O Centro Kern é o resultado de um processo de design inclusivo e integrado e um compromisso sincero com a missão ambiental por toda a equipe. O projeto demonstra a dedicação do Hampshire College ao mais alto nível de sustentabilidade e administração, e à missão da faculdade de investigação crítica, liderança ativa e aprendizagem prática.

Mais informações sobre este Green Building: https://www.aia.org/showcases/76921-rw-kern-center

Green Building – Stanford University Central Energy Facility

Picture1

No coração do sistema de energia transformacional da universidade de Stanford, o campus é um novo sistema de energia central tecnologicamente avançado. O sistema substitui uma planta de cogeração 100% baseada em combustíveis fósseis principalmente com energia elétrica – 65 por cento dos quais provêm de fontes renováveis – e um primeiro sistema de recuperação de calor com redução significativa das emissões de gases de efeito estufa, combustível fóssil e uso de água. A instalação compreende um edifício administrativo de energia positiva líquida, uma usina de resfriamento de recuperação de calor, uma usina de resfriamento e aquecimento, um pátio de serviço e uma nova subestação elétrica principal no campus. Projetado para se integrar sensivelmente no campus circundante, a expressão arquitetônica é de leveza, transparência e sustentabilidade para expressar o propósito da instalação.

Mais informações sobre este Green Building: https://www.aia.org/showcases/76996-stanford-university-central-energy-facility

 

Gostou destes projetos? Quer saber mais sobre Green Building e Arquitetura Sustentável? Baixe agora nosso e-book Passo a Passo Para Construir Projetos Sustentáveis.

 

 

 

 

 

Cristiano Machado

Palestrante, Empreendedor, Consultor e Professor de Marketing, Empreendedorismo e Inovação. www.arquitetosustentavel.com.br

Mais posts - Site

Acompanhe:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusFlickrYouTube