Você sabe quais são as últimas tendências mundiais em Green Building? No post de hoje vou apresentar um resumo do último relatório do World Green Building Council que é a entidade mais respeitada no mundo neste assunto.

Sobre o Relatório e Metodologia

O relatório World Green Building Trends 2016 Smart Marketing Report é um estudo sobre o futuro do mercado de “Green Building” no mundo e é realizado pelo World Green Building Council em parceria com a Dodge Data and Analytics e a United Technologies Corporation.

Neste último estudo foram entrevistados mais de 1.000 profissionais envolvidos com Green Building em 69 países incluindo empresas e profissionais como arquitetos, engenheiros, construtoras, especialistas, consultores e proprietários. Para este estudo, o termo “Green Building” foi definido como: “um projeto de construção que foi certificado sob uma metodologia de certificação verde reconhecida globalmente ou foi construído para buscar tal certificação”.

O Futuro do Green Building no Mundo

Entre os principais aspectos apontados no relatório, destaco os seguintes:

  • O Mercado de Green Building continua dobrando de tamanho a cada três anos.
  • Economias emergentes como Brasil, Índia, Arábia Saudita e África do Sul, serão os “motores” do crescimento nos próximos três anos.
  • A expansão do mercado de Green Building continuará em mercados como Estados Unidos, Reino Unido, e Alemanha.
  • Em várias regiões, os entrevistados estimam que 60% de seus projetos serão “verdes” em 2018.
  • Os “Green Buildings” oferecem reduções significativas em seu custo operacional:
    • Os entrevistados esperam um índice de 14% de economia em seus custos operacionais.
    • 24% dos proprietários de novos “Green Buildings” dizem que percebem um aumento de 10% do valor de mercado de suas propriedades – com relação a construções “tradicionais”.
  • Retrofit – Quase metade dos envolvidos com esta modalidade de Green Building, esperam o retorno de seu investimento em cinco anos ou menos.
  • O Brasil apresenta o maior crescimento esperado para o mercado de Green Building na América do Sul e Caribe até 2018, com previsão  de crescimento de 6 vezes em seu tamanho.

Criamos o infográfico abaixo com um “resumo” da pesquisa:

arquitetura-sustentavel-green-building-tendencias-ARQUITETO SUSTENTAVEL

 

Principais Setores Para Green Building

O estudo apontou que os principais setores que receberão investimentos em Green Building são: construção comercial, novas construções institucionais e retrofit de construções existentes.

  • Comercial – 46% dos entrevistados esperam criar um projeto comercial “verde” nos próximos três anos.
  • Institucional – Os Estados Unidos possuem a maior índice neste modelo, 46% dos entrevistados esperam criar “projetos verdes” neste setor nos próximos três anos devido a exigências legais para este tipo de certificação.
  • Construções Existentes – 40% do entrevistados acredita que atenderão projetos de retrofit nos próximos três anos, especialmente no Reino Unido, África do Sul e Singapura.

Conclusão

O mercado de Green Building está crescendo no mundo todo a um ritmo nunca visto. Se por um lado existem muitas oportunidades, existem também muitos desafios, especialmente no Brasil, onde não existem “políticas públicas” voltadas para esta transformação necessária e urgente. O mundo não aguenta mais construirmos como fazíamos há 20, 30 anos atrás, é preciso mudar!

Esta pesquisa apontou que o Brasil é um dos mercados mundiais mais promissores para Green Building. Existem muitos desafios, mas também muitas oportunidades para quem estiver preparado – os pioneiros terão destaque!

Se você quer se destacar no mercado de Arquitetura Sustentável, estude, busque certificações, participe de eventos sobre o tema, envolva-se com quem faz Arquitetura Sustentável.

Se quiser saber mais sobre o tema, baixe nosso e-book “Passo a Passo Para Criar Projetos de Casas Sustentáveis em Steel Frame e Container”.

Cristiano Machado

Palestrante, Empreendedor, Consultor e Professor de Marketing, Empreendedorismo e Inovação. Membro do GBC - Green Building Council Brasil. www.arquitetosustentavel.com.br | www.abraboca.org | www.marketingempreendedor.com.br

Mais posts - Site

Acompanhe:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusFlickrYouTube