20 projetos utilizando Container Marítimo

Nos últimos anos, a produção de unidades habitacionais através da adaptação de containers de transporte de cargas tem sido uma tendência no mercado da construção civil, pois a busca pelo desenvolvimento sustentável está cada vez mais presente nos setores da sociedade, como a construção civil, que é uma das atividades humanas com maior impacto sobre o meio ambiente. Com isso, as inúmeras discussões sobre questões ambientais e sustentabilidade exigem que o profissional desse setor assuma uma nova postura, e a busca por novas alternativas tecnológicas para a construção.

No âmbito sustentável, a reutilização de containers na arquitetura transforma este material de entulho em matéria prima base para a construção civil, permitindo projetos diferenciados e modernos, mantendo os princípios arquitetônicos de conforto, beleza e utilidade, com o benefício do menor custo da obra.

Segundo Schonarth (2013) o potencial do material torna possível uma redução no preço final da obra em cerca de 30% se comparado com métodos tradicionais, além de acelerar a velocidade da obra por se tratarem de módulos dimensionados pela International Standards Organisation (ISO).

A seguir destaca-se 20 obras inspiradoras que reciclam os containers marítimos e fazem uso deste material em seus projetos:

 

  • Dubreuil, no Canadá

 

O projeto conta com quatro containers de 40 pés dispostos em formato de cruz, possuindo cerca de 180m², custando 370 mil dólares. A gosto da proprietária, internamente optou por deixar as características tradicionais do container, mantendo uma estética industrial, com tubulações de elétrica e hidráulica aparentes e, externamente, revestiu-se toda a residência com tábuas de madeira.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

  • Decameron, do Studio MK27

 

Localizado na cidade de São Paulo, no último lote vazio de um ponto badalado, a alameda Gabriel Monteiro da Silva, o projeto foi pensado para ser construído de forma rápida, barata e sem a retirada das árvores existentes. O projeto foi concebido dentro de dois túneis de containers, utilizando-se da linearidade dos espaços internos, junto a um hangar de pé direito duplo com um volume cúbico que causa um contraste na fachada. Foi feito o uso de grandes portas de correr que conectam a cidade à loja e a loja à jardins internos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

  • Six Oaks, nos Estados Unidos

 

Uma casa de campo nas montanhas, sendo um sobrado de 120m², utilizando quatro containers de 40 pés, custando 410 mil dólares. Foram necessários estudos de geólogos e engenheiros estruturais, por estar localizado em uma área de proteção ambiental e propensa a terremotos, assim, o container sendo um dos grandes motivos para utilização no projeto. Utilizou-se grandes janelas para criar uma integração dos ambientes externos com os internos, que também em sua estética, decidiu-se não manter a aparência original, revestindo assim, todas as faces internas com acabamentos lisos ou texturizados. Já externamente se mantém a imagem do container, pintados com cor neutra para não se destacarem na paisagem.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

  • Casa Caterpillar, no Chile

 

Um projeto de Sebastián Irarrázaval, que conta com a utilização de cinco container de 40 pés, seis de 20 pés e um container aberto de 40 pés para a piscina. Uma casa pré fabricada que foi construída nos arredores de Santiago, em uma nova área de subúrbio residencial.

O projeto buscou a integração da volumetria a paisagem, onde havia a Cordilheira dos Andes, assim um fundo óbvio a ser destacado e, também, um terreno em declive, que os volumes da construção se repousaram, digamos que, se misturando a ele, assim, este resultado criou espaços inclinados, que servem tanto como claraboia quanto local de cama dos dormitórios das crianças. A disposição dos containers facilita a entrada de iluminação direta e a circulação de ar, evitando o resfriamento mecânico. Os materiais foram pensados de forma que reduzissem o custo e a manutenção na sua vida útil.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

  • Mods, nos Estados Unidos

 

Este projeto é um modelo que exemplifica a opção de disposições de vários módulos, amontoados de forma a formar um complexo de habitações ou escritórios. Este formato favorece o aproveitamento da cobertura dos containers inferiores para a criação de varandas ou telhados verdes. Particularmente a escada poderia ser de forma diferente, favorecendo o uso em dias chuvosos e, também, ganhando mais espaço.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

  • Casa d’água, na Irlanda

 

Situada dentro de um campo rural na Irlanda do Norte e diferente de todas as casas já concebidas no país, esta casa busca uma abordagem nova em relação à arquitetura rural tradicional, sendo assim, a primeira construção moderna, construída com quatro containers de 20 pés formando dois volumes em balanço em disposição de cruz, totalizando 115 m² de construção. Externamente os containers são revestidos com um metal expandido de cor cinza escura, e nas partes inferiores, onde é mais próximo ao solo, manteve o aço corten natural.

A entrada principal da residência se dá pela parte do segundo pavimento, chegando por uma sala ampla, de livre circulação e conjugada à sala de jantar e cozinha, todas com belas vistas da paisagem. O dormitório localiza-se no primeiro pavimento, de forma protegida, com grande janela envidraçada valorizando vistas incríveis e sons da vida selvagem da floresta e da água corrente do Rio Grillagh. O conceito desde projeto de buscar privacidade e tranquilidade no nível mais baixo proporciona uma sensação completamente diferente à sensação do nível superior.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

  • CDB 2016, na Espanha

 

O projeto conta com a utilização de dois containers de 40 pés no pavimento térreo e dois de 20 pés no segundo pavimento, criando um pé direito duplo na sala e um escritório no mezanino, que também, tem acesso ao terraço com vista para o jardim e piscina. Sua aparência chama atenção pela simplicidade da volumetria toda em branca, mantendo as características do container.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

  • Container Studio, em Nova Iorque

 

Segundo o arquiteto a cliente necessitava de um estúdio de arte perto da sua residência, porém deveria ter aproximadamente 65 m² com um custo de 60 mil dólares, portanto, uma estrutura simples de rápida execução era a solução. Na construção foram usados dois containers de 40 pés, apoiados sobre uma parede de fundação de 2,74 metros, por causa do desnível do lote. Foi cortado em 75% o piso dos containers, criando um espaço de pé direito duplo, com um piso inferior proporcionando uma área mais íntima para o trabalho. Sua pintura externa foi feita na cor carvão escuro, para manter a continuidade da residência existente e minimizar-se nas sombras do local bem arborizado.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

  • Sobrado Container, no Canadá

 

Um projeto de um sobrado, utilizando seis containers de 40 pés. Recortes foram feitos para a criação de uma sacada e um hall coberto na entrada principal. Externamente manteve-se a aparência do container, criando uma composição volumétricas com alternância de formas nas aberturas de janelas. Os ambientes internos foram decorados em uma linguagem conservadora.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

  • Loja Alphaville

 

Desenvolvida pela contain[it], este stand de vendas busca inovação, quebrando paradigmas do uso de estruturas temporárias. Pelo cliente se tratar de incorporadora que atua na área de loteamentos, muitas vezes era necessário a troca de local do stand, ou até mesmo de transporte para outra cidade, sendo necessário a demolição, criando desperdícios e gastos. Buscando um conceito sustentável, cria-se uma estrutura modular, construída industrialmente, que pode realocada com facilidade.

O projeto conta com três módulos que atendem as funções necessárias, com área de atendimento ao cliente, escritório e copa, e banheiro e caixa d’água. Estes módulos podem ser utilizados separadamente ou em conjunto com outros módulos. O partido do projeto leva em conta, desde a premissa, o reaproveitamento de materiais e da estrutura, e a construção a seco, todo o projeto sendo construído com materiais de reuso, dentro de uma fábrica e transportados dentro dos próprios containers.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

  • Casa Protótipo, na Argentina

 

Apesar de ser considerado um protótipo pela arquiteta Valentina Redolfi, trata-se de um projeto e construção possível de ser habitado. É um projeto híbrido, que utiliza dois containers de 20 pés, sobrepostos em formato de cruz, criando um balanço e, também, usa-se o sistema Light Steel Frame para ampliar o espaço construído debaixo de uns dos balanços formados. Sua estética é composta pela aparência natural do container, até na cor original, somada à revestimentos em ripas de madeiras.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

  • Casa Container, em San Francisco

 

Este projeto busca por inovação técnica, estética e funcional, composto por duas caixas em formato de “L” que estruturam o térreo, contendo todos os serviços, entrada, despensa e cozinha em um container e, no outro, lavabo, banheiro, churrasqueira, depósito e oficina. O vazio formado entre as caixas é onde acontece a vida pública, tendo garagem, churrasqueira, sala de estar e jantar. Acima deste este o elemento que unifica o conjunto, grande volume maciço de construção em alvenaria, que gravita sobre os containers, abrigando dormitórios e banheiro. A casa é fechada para o exterior, onde também são as orientações mais perniciosas, tendo suas aberturas localizadas para o interior do lote, além de apreciarem a paisagem e as melhores latitudes.

Os containers usados no projeto, buscam o conceito de usar elementos originalmente concebidos para uma outra função e que foram reciclados para enfrentar um novo uso. Internamente são revestidos com poliuretano e placas de gesso, escondendo as tubulações hidráulicas e elétricas, já no piso mantém-se a continuidade do restante da casa, com cimento liso.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

  • Upcycle Living, nos Estados Unidos

 

O projeto trata-se de um modelo de construção a ser comercializado, com preço de aproximadamente 100 mil dólares. Conta com quatro containers de 40 pés, formando um sobrado de 120m² com opção de dois dormitórios. Segundo o fabricante há a possibilidade de revestimento externo seguindo gosto do cliente e internamente segue-se com ambientes básicos para morar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

  • Container Guest House, no Texas

 

Um projeto, do escritório Poteet Architects, no sul do Texas que reflete o pensamento sustentável em variadas aplicações na pequena residência de visitas. Com isso, o projeto busca com o container o conceito de um material reutilizável, abordando também, a reutilização de águas cinzas, a compostagem e o bom tratamento térmico, aumentando o conforto ambiental sem grandes gastos com climatização, além disso, a fundação é feita com a reutilização de postes de telefone. Ao redor encontra-se um jardim e, também, na cobertura o teto verde além de manter a harmonia visual, traz maior conforto térmico nos ambientes interiores.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

  • Green Frame House, na Itália

 

Este projeto foi lançado em uma feira para promover a sustentabilidade dentro da construção civil, assim, os containers sendo de grande importância, na discussão desta feita, pelo fato de ser um material que é descartado em grande quantidade pelos portos e pode ser reciclado criando ambientes habitáveis. Nesse projeto foram usados seis containers de 20 pés, buscando uma estética diferenciada, mas mantendo a aparência dos mesmos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

  • Casa Incubo, na Costa Rica

 

Este projeto busca em toda sua essência um conceito sustentável, começando pelo grande papel da árvore de cedro, original do lote, ter grande influência sobre o layout da casa. Além disso, o formato da construção responde ao impacto dos elementos climáticos, criando um módulo de pé direito duplo, onde acontece ventilação cruzada e uma fachada envidraçada ajudando na iluminação natural.

A residência foi projetada de forma a causar o menor impacto ambiental, tanto em projeto quanto em materiais e sistemas de conservação de energia, objetivando uma grande vida útil de baixa manutenção. A madeira da árvore foi reutilizada nas escadas e em alguns detalhes do mobiliário, enquanto o deck é feito com madeira certificada misturada com plástico reciclável. Além destes detalhes, pode-se destacar o aquecimento de água por meio de placas solares, a captação de águas pluviais, geração de enérgica com placas fotovoltaicas e todo o planejamento de disposição de ambientes com grandes áreas iluminadas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

  • Commod Haus, na Austria

 

Um projeto utilizando quatro containers de 20 pés, criando espaços pequenos, mas com grande conforto aos moradores, que busca uma pegada ecológica com a utilização de containers, madeira com certificação como revestimento externo, jardins verticais e o uso de placas solares para geração de energia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

  • Prairie Logic, nos Estados Unidos

 

Este exemplo não sendo literalmente um container, mas com características próximas, é comporto por um furgão de alumínio perfurado e instalado numa pradaria nativa, buscando começar um Programa de Arte pela prefeitura de Kansas, Missouri. Prairie Logic pretende ser um local de reflexão e contemplação, dependendo da sua ocupação, sendo um espaço de solidão e reflexão, ou um local comunitário.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

  • Lars Sobrado, nos Estados Unidos

 

Este projeto conta com cinco containers de 20 pés, que possibilitou a criação de ambientes independentes. Sua estética rústica dá a sensação de um estilo “faça você mesmo”, com a reutilização de materiais e mobiliários. A residência conta também com uma estufa no segundo pavimento, criando uma visão panorâmica do entorno.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

  • Container Art, em São Paulo

 

Projeto de autoria de Bernardes e Jacobsen, com uma montagem de containers no Parque Villa-Lobos em São Paulo, para a criação de espaços de exposição. Parte-se do conceito de mostrar as características reais do material, formas, cores e até mesmo marcas do tempo de uso.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fontes:

< http://www.containersa.com.br/2014/06/sobrado-container-10-exemplos.html > acesso em 17 de maio de 2017.

< http://www.archdaily.com.br/br/773328/arquivo-container > acesso em 18 de maio de 2017.

Ângliston Camilotti

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paulista de Ribeirão Preto, estagiando em construtora desde o primeiro ano da graduação. Atualmente visa o ingresso na pós graduação no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP de São Carlos, na área de inovação tecnológica, sustentabilidade e conforto ambiental no ambiente construído.

Mais posts - Site

Acompanhe:
FacebookLinkedIn